Zazen –  坐 禅

O Zazen (japonês: 坐禅) é o movimento que rege a prática do Zen Budista. Para buscar uma conexão interior e alinhar a mente com Buda, é necessário “apenas sentar” e se manter tranquilo, deixando com que pensamentos, sentimentos e outras sensações fluam livremente. 

Prática do ZAZEN - Meditação

A prática é feita com o uso de koans, o principal método Rinzai, ou o sentar-se completamente alerta (o “apenas sentar”, shikantaza), o qual é o método da escola Soto. Lembre-se que o pilar do Zazen é o de que uma vez que a mente esteja livre de suas diversas camadas, pode-se realizar a natureza búdica, atingindo-se a iluminação (em japonês denominado Satori)

A prática do Zazen pode parecer simples, porém não é fácil. Basicamente consiste em sentar-se em uma posição confortável, com a coluna ereta, em períodos de até 40 minutos, intercalados com meditação. Durante esse tempo deve-se procurar observar os pensamentos e sensações que surgem, apenas observando atentamente e sem julgá-los. 

O Zazen da Escola Soto denomina-se “shikantaza”, que é sentar-se com determinação. Zazen não é um meio para atingir algum tipo de objetivo. A forma (postura) do próprio zazen é a forma (postura) de Buda; é a forma de iluminação. Em nossa vida cotidiana, tendemos a ser influenciados por nossos desejos egoístas, bem como pela superfície das coisas. No zazen, no entanto, o importante é estar livre de todos os tipos de ilusões e desejos.

Lembre-se que o “Zen” refere-se a ver e discernir a verdade de como as coisas são. Devemos, portanto, harmonizar a mente para corresponder adequadamente a esse entendimento

O Templo Bushinji pertence à tradição Zen, da escola Soto, cuja origem remonta ao Buda Shakyamuni, que no norte da Índia há aproximadamente 2.600 anos, conheceu a iluminação e iniciou o processo de divulgação do ensinamento. 

Mais tarde, no século VI, esta prática chegou à China através do patriarca Bodhidharma: ensinava o Zazen – a meditação vazia. No Japão, o Budismo, denominado agora Sotozen, chegou no século XIII através do patriarca Eihei Dogen.

Segundo ele, ao se fazer o zazen não se almeja objetivo algum, ou, como ele dizia: “apenas sentar-se”.

Aos interessados, a iniciação ao zazen no Templo Bushinji acontece em alguns períodos do ano. Mais informações podem ser obtidas por diretamente no local