Serviços
Nôkotsu Butsudan – Serviço dos Nichos
Um serviço de guarda das cinzas e dos ihais é oferecido pelo Templo Busshinji, na sala Rosendo. Lá ficam os nichos que as famílias interessadas poderão adquirir para a guarda das cinzas de seus familiares. Dentro dos nichos, as cinzas ficarão acondicionadas em recipientes de louça, apropriados para esta função. Os familiares e amigos poderão fazer visitas em horário comercial no dia desejado. Diariamente, durante a Cerimônia Matinal (Chôka) o Oficiante irá se deslocar até a sala e realizar as três prostrações diante do Altar de Buda. Em pontos estabelecidos são acesas velas e incensos.
Ihai
Para os que cultuam os ancestrais, comumente, os familiares pedem a confecção de um ihai com os nomes dos desencarnados. O ihai é uma plaqueta memorial. De acordo com o ensinamento da Escola Soto Zen, nos primeiros quarenta e nove dias utiliza-se o ihai simples, de madeira natural, no qual se inscreve a denominação daquele que deixou esta vida. Quando são completados os quarenta e nove dias do falecimento, passa-se a utilizar um ihai preto com inscrições douradas. É
o momento em que o Abade do Templo define o kaimyo – o nome budista. Assim, este nome, formado por ideogramas de significados específicos, será escrito na face dianteira do ihai. É quando o ser homenageado, desta forma, deve ser tratado como o próprio Buda ou, em japonês, Hotoke.
Para os interessados em ter um kaimyo, dirigir-se à secretaria para informações.
Saiba mais sobre nossos cerimoniais
Cerimônia de Iluminação do Buda
A Iluminação de Sidharta Gautama, mais tarde, conhecido como Buda Shakyamuni, comemora-se em dezembro. Este acontecimento é parte da Cerimônia Gakki do mês correspondente. Conforme o calendário budista, a Iluminação é um processo de realização ao perceber a verdade no mundo em que vivemos. Esta realização acontece durante a
Cerimônia de Finados
A Cerimônia de Finados, o Ireisai, acontece no Dia de Finados, conforme anuncia o calendário vigente, em novembro. O formato assemelha-se ao do Obon. É realizada coletivamente. Durante o ofício, o oficiante lerá o nome dos homenageados. Maiores detalhes na secretaria do Templo Busshinji. As oferendas como flores, incenso,
Cerimônia Parinirvana de Bodhidharma Cerimônia de todos os Seres Vivos
A Cerimônia Parinirvana de Bodhidharma faz uma homenagem à memória daquele que levou o Zen da Índia para a China, e que partiu ao Nirvana em fevereiro. É desta tradição que foi criada no Japão, no século treze, com Dogen Zenji e Keizan Jokin a Escola Soto Zen. Por
Cerimônia de Nascimento do Buda – Cerimônia das Flores
Em abril acontece as festas de comemoração do nascimento do Buda Shakyamuni. Nesse sentido, no domingo, o Templo Busshinji realiza uma cerimônia em homenagem ao Menino Buda. Esta data coincide com a Cerimônia Gakki, portanto é coletiva. Nesta ocasião, é colocada num altar de flores – hanamidô – a
Cerimônia aos dois Patriarcas Fundadores Ryosoki
Mensalmente acontece a Cerimônia aos dois Patriarcas Fundadores, conhecido por Ryosoki. Isso ocorre durante a Cerimônia Gakki, coletivamente. Como as cerimônias coletivas constam de três partes, esta se refere à primeira. Neste momento nossas preces são de agradecimento e honra aos mestres Eijhei Dogen e Keizan Jokin, que ladeiam
Rakanpai – Reverência aos Arhats
Os Arhats representam os primeiros monges dos tempos do Buda Shakyamuni, aqueles que praticavam as austeridades relativas aos ensinamentos, ouviam as palavras da sabedoria, faziam Zazen e submetiam-se total desapego. Considerados homens santos, os Arhats servem de paradigma para inspirar os estudantes no esforçode penetrar fundo no que ensinava
Cerimônia de Ryaku Fusatsu
Cerimônia do ArrependimentoParte importante da tradição budista, que remonta a sua origem, mensalmente realiza-se à noite a Cerimônia Ryaku Fusatsu ou Cerimônia do Arrependimento. Isso acontece aos sábados, após uma sessão de zazen. É uma forma do estudante de Zen refletir sobre os deslizes comedidos naquele mês, reconhecendo neste
Cerimônia de Aparecida Kannon da Paz Universal
Realizado na entrada do Busshinji, sempre, na última quinta-feira do mês, onde um altar é montado especialmente para a ocasião com a imagem de Aparecida Kannon Bosatsu da Paz Universal colocada no centro do Altar. Na ocasião, durante a celebração, sob a entonação do canto dos sutras, é distribuído
Datas Memoriais
Datas Memoriais Conforme o calendário utilizado no Templo Busshinji, seguindo a tradição Soto Zen, são realizadas cerimônias nas seguintes datas: – No dia em que ocorreu no falecimento, de corpo presente, o funeral. – Cerimônia de 1 semana (de acordo com a vontade da família) – Cerimônia de 49
Ihai
É uma plaqueta memorial, denominado Ihai, que homenageia uma pessoa que faleceu, e pode ser colocada junto no altar de Buda. Na parte dos fundos da Sala do Dharma – Hondô, no lado esquerdo do altar mor fica o Ihaidô, na mesma Sala Kannondô – Bodhissatva Aparecida Kanzeon Bosatsu
Nokotsu Butsudan
“Nokotsu Butsudan” é um termo em japonês que se refere a um tipo de altar budista utilizado para honrar e venerar os ancestrais falecidos da família. “Nokotsu” significa “ossos restantes” e “butsudan” significa “altar budista”. O Nokotsu Butsudan é geralmente construído em madeira e decorado com imagens de Buda,
Memorial Coletiva – Dai Hannya Gokito
A primeira cerimônia coletiva do ano acontece no primeiro domingo de janeiro, denominada Dai Hannya Gokito. Os interessados procuram nesta cerimônia solicitar ao Universo um ano próspero para si e familiares. É quando recebem o fudá, um talismã em que se inscreve os principais pedidos como saúde, proteção e
Cerimônia Gakki
Os que têm ancestrais que partiram no mês correspondente ao da cerimônia, participam da Cerimônia Gakki. Todos os meses, a Cerimônia Gakki é realizada, correspondente ao meses do ano. Se a passagem ocorreu em janeiro, em janeiro dos anos posteriores a esta data a Cerimônia Gakki poderá ocorrer. O
Cerimônia de Obon – Urabon
Acontece em agosto a Cerimônia de Obon, no primeiro domingo do mês, às 10 hs. Muitas vezes é confundido como Finados, mas tem a sua particularidade. É o momento que os nossos ancestrais, conforme a narrativa budista, retornam para o nosso mundo e visitam as nossas casas. Durante o