Serviços

Nôkotsu Butsudan – Serviço dos Nichos

Um serviço de guarda das cinzas e dos ihais é oferecido pelo Templo Busshinji, na sala Rosendo. Lá ficam os nichos que as famílias interessadas poderão adquirir para a guarda das cinzas de seus familiares. Dentro dos  nichos, as cinzas ficarão acondicionadas em recipientes de louça, apropriados para esta função. Os familiares e amigos poderão fazer visitas em horário comercial no dia desejado. Diariamente, durante a Cerimônia Matinal (Chôka) o Oficiante irá se deslocar até a sala e realizar as três prostrações diante do Altar de Buda. Em pontos estabelecidos são acesas velas e incensos.

Ihai

Para os que cultuam os ancestrais, comumente, os familiares pedem a confecção de um ihai com os nomes dos  desencarnados. O ihai é uma  plaqueta memorial. De acordo com o ensinamento da Escola Soto Zen, nos primeiros quarenta e nove dias utiliza-se o ihai simples, de madeira natural, no qual se inscreve a denominação daquele que deixou esta vida. Quando são completados os quarenta e nove dias do falecimento, passa-se a utilizar um ihai preto com inscrições douradas. É
o momento em que o Abade do Templo define o kaimyo – o nome budista. Assim, este nome, formado por ideogramas de significados específicos, será escrito na face dianteira do ihai. É quando o ser homenageado, desta  forma, deve ser tratado como o próprio Buda ou, em japonês, Hotoke.
Para os interessados em ter um kaimyo, dirigir-se à secretaria para informações.

Saiba mais sobre nossos cerimoniais