Quem Somos

Templo Busshinji

Templo central para a América do Sul, da Escola Budista Soto Zen, localizado na rua São Joaquim, 285, o Bairro da Liberdade, São Paulo.

De tradição japonesa da vertente budista Mahayana, o Busshinji abriga a Comunidade Budista Sotozenshu da América do Sul.

O início se deu em 1955, ocasião em que foi enviado pela sede, no Japão, a fim de dar início à Missão Soto Zen, o sumo prelado Rosen Takashina. Isso aconteceu pela necessidade em oferecer um suporte emocional e religioso aos imigrantes japoneses, cujos ancestrais estavam filiados a esta tradição no país de origem.

Altar de Buda

O altar principal do Busshinji, que fica na Sala do Dharma (Hondo), tem na imagem central o Grande Mestre Primordial Buda Shakyamuni (Shakuson), tendo à direita o patriarca Koso Joyo Daishi (Eihei Dogen) e à esquerda Taiso Josai Daishi (Keizan Jokin).

A entronização dos três é chamado Ichi Butsu Ryo So – Um Buda e dois fundadores ou ainda Sanzon (Os três honrados).

Tradição da Soto

Tem por origem o Japão do século 13, quando o monge Eihei Dogen, após uma viagem de três anos à China, deu início aos ensinamentos que fundamentará a tradição Soto. Seria esta uma das variantes do Budismo Zen. Fundou o Mosteiro Eiheiji, em Echizen, que se completou com a fundação do Mosteiro Sojiji, na Península Noto, pelo 4º patriarca Keizan Jokin. Anos depois, Sojiji teve a sua transferência para Kanagawa, onde se encontra na atualidade. Desde então, são estes os dois mosteiros matrizes desta tradição.