Sutras

“Sutra” é uma palavra do sânscrito, que no Bramanismo se refere às escrituras sagradas nas quais todos os tipos de ensinamentos e regras eram registrados. Essa palavra não é exclusiva do Budismo e originalmente queria dizer “linha” ou “fio”.

Ensinamentos budistas são baseados nas palavras de Shakyamuni Buda e possuem autoridade absoluta. Os sutras, portanto, são coleções dos seus sermões. 

Todos seus ensinamentos foram transmitidos de pessoa a pessoa através de seus discípulos. Mas seus discípulos, preocupados com mudanças graduais nos conteúdos dos ensinamentos, reuniram-se em um concílio para coletar, organizar e corrigir o registro oral dos ensinamentos de Buda.

 Principais Sutras

 Shobogenzo

O Shobogenzo é a coleção dos ensinamentos de Dogen Zenji, dados entre agosto de 1231 e janeiro de 1253. Como o título indica, esse livro guarda (Zo) o ponto principal (Gen) do Verdadeiro Darma (Shobo) que foi herdado pelos sucessivos ancestrais após Shakyamuni Buda.

 Denkoroku

O Denkoroku é um livro de ensinamentos que Keizan Zenji entregou aos monges do templo Daijoji, a partir de janeiro de 1300. Traz uma coleção de ensinamentos nos quais Keizan Zenji comenta sobre a maneira pela qual o Darma foi corretamente transmitido. Cada capítulo trata de um ancestral da linhagem, citando suas biografias, levantando o tema primário do despertar ao Caminho, e as condições que ocasionaram o seu despertar.

 Shushogi

O Shushogi é constituído principalmente de citações diretas do Shobogenzo. As doutrinas da Escola Soto Zen formam um ensinamento que advoga o Buda-Darma corretamente transmitido de mente-a-mente desde Shakyamuni Buda através de sucessivas gerações de monges, shikantaza (apenas sentar) e “A Mente em si mesma é Buda”. O Shushogi nos ensina como é possível conscientemente praticar esse ensinamento em nossa vida diária e como elevar nossa vida de fé.

 Hannya Shingyo

O Sutra do Coração é uma compilação da essência do maciço Sutra da Grande Sabedoria, que posssui 600 volumes. Em apenas 262 caracteres chineses, o profundo pensamento Budista e os atributos da vasta compaixão, as bases de nossa prática, são expostos de forma concisa. Esse sutra é entoado por quase todos os grupos Budistas no Japão.

Confira os Sutras lidos durante as cerimônias realizadas no Templo Busshinji. 

Durante as Cerimônias Memoriais, o que se lê, segue-se abaixo:

Sanki rai Mon – Louvor aos Três Tesouros

Maka Hannya Haramitta Shingyo – Sutra da Essência da Sabedoria Perfeita

Shushogi – Sutra da Prática da Iluminação

Shariraimon – Reverência às cinzas do Buda Shakyamuni

 

Durante a Cerimônia Matinal, são lidos:

Myoho Rengekyo Kanzeon Bosatsu Fumonbonge

Maka Hannya Haramitta Shingyo

Dai Hishin Dharani

Sandokai

Hokyo Zanmai

Goju Shichi Butsu

Myoho Rengekyo Nyorai Juryo Bonge

 

Na Cerimônia Antes do Almoço, no Nichu Fugin, é lido o seguinte:

Buccho Sonsho Dharani

 

Nas Cerimônias da Tarde, no Banka são lidos:

Dai Hishin Dharani

Kanromon