O que fazemos

Zazen

Como parte do ensinamento Zen, incialmente fomentada pelo Buda Shakyamuni, passando posteriormente por Bodhidharma e outros patriarcas, até chegar ao Japão, o Zazen tem sido o principal suporte da transmissão. É o ato de silenciar a mente em sessões realizadas no Templo Busshinji, em local apropriado, nos horários da manhã e noite. Sempre o Superior, conhecido por Sôkan, se faz presente nesta prática, a quem compete auxiliar, ensinar e apoiar os alunos.

Prática da Meditação Zazen

Sesshin

Seshin refere-se a uma prática intensiva do Zen nas instalações do templo durante um período pré-estabelecido. Normalmente, aqueles que são iniciados no zazen se inscrevem a fim de realizar um treinamento intensivo de sessões seguidas de zazen, etiqueta Zen no caminhar, no servir-se das refeições, prática de atividades de limpeza do templo e descanso noturno. Além disto, ouvir as preleções do Superior e realizar entrevistas a fim de esclarecer as dúvidas e avaliar o próprio entendimento do Dharma, ou seja, dos ensinamentos. Durante este período, cuja duração pode variar por vários dias seguidos, o silêncio deve ser priorizado.

O Templo Busshinji, costumava oferecer o Sesshin durante o período do carnaval, nas férias de julho e em dezembro. Porém, os Sesshins deixaram de ser oferecidos nos últimos anos devido à pandemia causada pelo Corona Vírus.  Oportunamente, deverão voltar a acontecer.

Samu

Como parte do treinamento Zen, o samu é valorizado nos templos e mosteiros. Refere-se à ação do corpo em fazer a faxina do templo, nos locais indicados. Como se trata de um local de treinamento, as instalações de uso e acomodações devem estar limpos, cabendo esta função aos estudantes da disciplina. Trata-se de serviços como a manutenção do banheiro, varrição do chão, limpeza das janelas entre outros que se fizerem necessários.