História do Templo

O Templo Busshinji

São Paulo – SP – Liberdade

Aberto em 1955, é o templo central da Escola Budista Soto Zen para a América do Sul.

Localizado na rua São Joaquim, 285 – Liberdade, São Paulo – SP.

De tradição japonesa da vertente budista Mahayana, o templo Busshinji abriga a Comunidade Budista Sotozenshu da América do Sul.

Templo Busshinji

Templo Busshinji

Takashina Zenji, fundador do Templo Busshinji, vem ao Brasil

Assim que se dá por encerrada a 2ª Grande Guerra, uma nova fase tem início na história da imigração japonesa no Brasil, a de fixação definitiva.

Neste período, os imigrantes solicitam a vinda de missionários budistas do país de origem, de acordo com a tradição ou escola budista à qual pertenciam, desde os tempos de seus antepassados.

Uma destas Escolas, a Sōtō Zen, instalou-se no Brasil em 1955 com a visita do Abade Superior Rosen Takashina, a convite de imigrantes que solicitaram a sua visita a fim de dar início à missão. O templo foi instalado numa casa alugada, no Bairro da Liberdade, em São Paulo, e mais tarde foi transferido para a atual sede, na rua São Joaquim, 285.

A chegada do Superior Ryohan Shingu, em 1956

Com a chegada do Superior Ryohan Shingu, em 1956, os ensinamentos e a prática do budismo Sōtō Zen começam a ser divulgados, atraindo não apenas seus antigos seguidores, que procuravam homenagear os antepassados, nos ofícios religiosos, como também outros, nem sempre descendentes, nas sessões de meditação zazen e nos retiros, conhecidos por sesshin. Foi o próprio Ryohan Shingu que fundou a Comunidade Budista Sōtō Zenshu, a fim de melhor atender os interessados na religião, na ética e na estética Zen.

O que no início parecia um templo unicamente para a coletividade nipo-brasileira, o interesse dos ocidentais pelo Zen e os convites para o Superior Shingu participar de entrevistas transformou em um centro divulgador do próprio Zen. Ryohan Shingu transmitiu a ordenação a inúmeros monges – brasileiros, imigrantes e seus descendentes, que se tornaram seus discípulos.

No início da década de 1960 muitas pessoas que não se contentavam com o limitado acesso ao Zen obtido por meio de livros passaram a buscar na casa da rua São Joaquim a experiência concreta da prática. Nada naquele soturno prédio antigo do início do século passado fazia menção a um templo, mas nos fundos, todos os sábados, o som dos tambores ressoava entre os passos meticulosos do dirigente da sessão de zazen.

Com o falecimento do Superior Ryohan Shingu em 1986, após enfrentar um longo período de enfermidade, o Templo Busshinji recebeu em novembro do mesmo ano, 1986, o Superior Shunkyo Aoki, que aqui permaneceu até 1989.

Em seguida, em maio do mesmo ano, 2005, assumiu a função de Superintendente Geral o superior Dosho Saikawa, inaugurando uma fase de grande expansão dos ensinamentos zen budista na América do Sul. No ano de 2.008, sob a sua direção, tiveram início as obras de um novo edifício na área localizada nos fundos da sede do prédio principal do Templo Busshinji. A inauguração do novo edifício denominado Daikankaku ou Pavilhão do Espelho ocorreu em novembro de 2009, concomitantemente com a celebração dos 50 anos do templo Busshinji. Com a inauguração das novas instalações foi possível oferecer espaços adequados para a prática e treinamento de monges e leigos.

Essa foto é parte dos fundos do Templo Busshinji da Liberdade, em 2005. (Foto: Emerson R. Zamprogno)

Em 1992, o Templo Busshinji recebeu o Superior Daigyo Moriyama como o novo Superintendente Geral da Missão Soto Zenshu da América do Sul. O Superior Daigyo Moriyama , enviado pelo Escritório Central da Escola Soto Zenshu do Japão, com o aval do então Abade do Mosteiro Eiheiji, honorável Renpo Niwa, chegou ao Brasil tendo como um de seus propósitos a construção de uma nova edificação pois, ainda nesta ocasião, o Templo Busshinji, matriz da escola Soto Zenshu na América do Sul, permanecia instalado na mesma antiga e inadequada edificação dos tempos anteriores.

Em 7 de setembro de 1995, com a vinda de diversos representantes de vários templos do Japão, inclusive os de Eiheiji e Sojiji, aconteceu a inauguração da nova sede do Templo Busshinji constituído pelo Templo e o prédio principal. Na mesma data, celebrou-se também os 40 anos de difusão dos ensinamentos zen budistas no país. Após as festividades comemorativas o Superior Daigyo Moriyama afastou-se de suas atividades de superintendente geral, retornando ao Japão.

Em janeiro de 2.000, chegou a São Paulo, o Superior Koichi Miyoshi assumindo a função de Superintendente Geral. Permaneceu na função até abril de 2.005, quando retornou ao Japão.

Ainda na gestão de Dosho Saikawa, visando às comemorações dos 60 anos do Templo Busshinji, foram feitas obras de melhoria e ampliação das instalações do prédio Daikankaku. O superior Dosho Saikawa permaneceu na função de Superintendente na América do Sul até junho de 2020.

Em outubro de 2020 foi nomeado um novo Superintendente Geral para a América do Sul, o Superior Choho Seino. Embora tendo sido nomeado em outubro de 2020, o novo superior só pode vir ao Brasil e efetivamente assumir o seu posto em outubro de 2021, devido à grande pandemia trazida pelo Corona Virus que afetou a todos os países do planeta.