Templo Busshinji

Seja bem vindo!

Nossa programação

A Comunidade Budista Soto Zenshu da América do Sul – Templo Busshinji realiza cerimônias diversas como preces, bençãos, missas e enterros.

Prática da Meditação Zazen

O que é Sotozen?

Despertar para a realidade da vida. Esta era a busca de Buda Sidarta Gautama quando estava em postura meditativa. A própria palavra “Buda” remete a um novo conceito para a vida, pois significa “O Desperto”.

只管打坐 Shikantaza (Apenas Sentar)

Na Constituição Sotoshu (Sotoshu Shuken), a doutrina Budista Soto Zen (Shushi) está definida como “…seguindo o Verdadeiro Dharma diretamente transmitido pelo Buda e Patriarcas, a doutrina Sotoshu é para compreender o sentido de shikantaza (apenas sentar) e sokushinzebutsu (A própria Mente é Buda).”

Prática do ZAZEN - Meditação

Zazen

Templo Bushinji pertence à tradição Zen, da escola Soto, cuja origem remonta ao Buda Shakyamuni, que no norte da Índia há aproximadamente 2.600 anos, conheceu a iluminação e iniciou o processo de divulgação do ensinamento.

Segundo o patriarca Eihei Dogen, ao se fazer o zazen não se almeja objetivo algum, ou, como ele dizia: “apenas sentar-se”.

Fotos do Templo

Cerimônia memorial mensal ao vivo
Hina matsuri – Festival das Bonecas e Dia das Meninas
Este festival nasceu de uma lenda da China antiga que juntou-se `a lenda japonesa e desenvolveu-se em uma homenagem aos artesãos e artistas em geral.
imagem de Parinirvana de Buda no Templo Busshinji