Como praticar zazen

Fukan_Zazengi


Fukanzazengi, as regras universais do Zazen.
Manual de meditação do mestre Eihei Dogen.

Corpo
Sente-se numa almofada redonda (zafu) em posição de lótus ou meio-lótus. Sente-se reto, nem inclinado para a esquerda nem para a direita, nem para a frente ou para trás. Apoie a sua palma da mão direita em seu pé esquerdo e a sua palma da mão esquerda sobre a palma da mão direita. As pontas de seus polegares devem se tocar levemente. Mantenha seus olhos ligeiramente abertos. O olhar deve estar dirigido para baixo em um ângulo de 45 graus. Sem focalizar nada em particular, deixe todas as coisas ocuparem seu lugar no seu campo de visão. Se seus olhos estão fechados, sua mente facilmente divagará.

Respiração
Exale completamente o ar e faça uma pausa. Calmamente faça uma profunda expiração e inspiração. Abra a boca ligeiramente e exale tranquila e lentamente. Para expelir todo o ar de seus pulmões, exale de seu abdômen. Então feche sua boca e inale através de seu nariz, naturalmente. Mantenha a boca fechada durante todo o zazen, colocando a língua atrás dos dentes da frente.

Mente
Não se concentre em nenhum objeto em particular nem tente controlar seus pensamentos. Quando você mantém a postura correta, sua respiração tranquiliza-se e sua mente naturalmente ficará calma. Quando os pensamentos surgirem em sua mente, não os desenvolva e nem tente lutar com eles: nem perseguir nem fugir. Deixe-os sozinhos, permitindo que surjam e desapareçam livremente. O essencial no zazen é despertar das distrações (pensamentos) ou entorpecimentos. E sempre mantenha a postura correta.