Bunkasai e Keirokai  são eventos tradicionais do Budismo Soto Zen no Japão.

Bunkasai (文化祭) é um festival cultural que geralmente é realizado em mosteiros e templos Soto Zen durante a primavera ou o outono. O objetivo do Bunkasai é promover a cultura local e a interação entre a comunidade local e os praticantes do templo. O festival geralmente inclui apresentações culturais, como música, dança, artesanato e comida.

Keirokai (慶老会) é um evento anual realizado  especialmente em empresas, organizações e escolas, para homenagear e agradecer aos idosos por sua contribuição e serviço prestado. O termo “keiro” significa “respeito aos idosos” e “kai” significa “encontro” ou “reunião”. O Keirokai é uma oportunidade para a comunidade honrar e mostrar sua gratidão aos idosos e celebrar a vida e a sabedoria que eles trazem para a sociedade.

Durante o Keirokai, é comum ter apresentações musicais, danças, discursos e refeições especiais para os homenageados. O evento é uma maneira de mostrar respeito e apreço pelos idosos e encorajar o envelhecimento saudável e ativo na sociedade japonesa. O Keirokai é um exemplo da valorização da sabedoria e experiência dos idosos na cultura japonesa.

Meirokai (明霊会) é um evento ritual realizado no final do ano para honrar e celebrar os ancestrais e antepassados. Meirokai significa “reunião da luz clara” e é realizado em dezembro, geralmente no dia 8 ou 9. Durante o Meirokai, os praticantes do templo iluminam o altar com lanternas de papel e recitam sutras em homenagem aos seus antepassados. Este evento é uma oportunidade para os praticantes do templo expressarem sua gratidão e conexão com seus antepassados e para honrar a tradição budista.